O governador Eduardo Riedel trouxe uma ótima notícia para os beneficiários do programa “Energia Social: Conta de Luz Zero”, em Mato Grosso do Sul. O prazo para o recadastramento que terminava hoje (10), foi prorrogado para o dia 31 de dezembro de 2024.
O aumento do prazo foi um golaço e colaborará com cerca de 154 mil famílias de baixa renda no Estado, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e atendem aos critérios estabelecidos, recebem benefícios do programa. A mudança no prazo de recadastramento foi oficializada por uma legislação específica, que foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Programas sociais desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, oferecendo apoio fundamental para famílias em situação de vulnerabilidade. Ao fornecer assistência financeira e acesso a recursos básicos, esses programas ajudam a aliviar a pobreza e a promover o bem-estar das comunidades. Além disso, ao direcionar recursos para aqueles que mais precisam, contribuem significativamente para a redução das desigualdades socioeconômicas, promovendo um ambiente mais equitativo para todos os cidadãos.
Eles têm um impacto positivo no desenvolvimento humano, pois dá oportunidades de educação, capacitação e acesso a serviços de saúde. Ao fornecer estabilidade econômica e social para as famílias beneficiadas, ajudam a criar um ambiente propício ao crescimento pessoal e comunitário. Ao promover a participação ativa na vida comunitária e no mercado de trabalho, esses programas contribuem para o fortalecimento da coesão social e para o desenvolvimento sustentável das sociedades.
No Energia Social, programa do Governo do Estado que paga a conta de luz, são contempladas as famílias que consomem até 220 kw/h por mês e também as que tenham entre seus membros, residentes na unidade consumidora, com consumo de até 530 kw/h, pessoa com patologia cujo tratamento médico requer o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para seu funcionamento, demandam consumo de energia elétrica (eletrodependentes).
Atenção:
O recadastramento é a única maneira de garantir a permanência no programa. O preenchimento correto das informações e o envio dos documentos solicitados no cadastro são fundamentais para garantir o benefício a quem precisa.
No procedimento, entre outras solicitações, o beneficiário deve enviar de forma digital a fatura de energia elétrica, foto atualizada e documentos pessoais.
O recadastramento deve ser feito no site www.energiasocial.ms.gov.br. Em caso de dúvidas, o a população pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4866, disponível de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.