O prefeito Alan Guedes sancionou nesta terça-feira (6) Lei Complementar que ajusta o piso salarial nacional para a categoria de agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias. A solenidade aconteceu na sede do SINDRACSE, sindicato que representa os servidores e que negociou, junto com equipe de gestão da Prefeitura e a Câmara de Vereadores, os termos que atendessem os anseios da categoria e as possibilidades dos cofres públicos.
O recinto estava lotado com os agentes comunitários e, junto com o Prefeito, estava o Procurador-Geral do Município, Paulo César Nunes. Representando o Legislativo, marcaram presença os vereadores Laudir Munaretto, presidente da Câmara, Sérgio Nogueira, líder do Governo, Maurício Lemes, Elias Ishy e Daniel Júnior.
“Essa Lei traz ajustes para conseguirmos repassar efetivamente para a categoria os ganhos garantidos pelo piso nacional. Antes da formulação da Lei, aprovação e agora ser sancionada, precisávamos analisar o impacto financeiro que ela traria ao município e assim foi feito”, explica o Procurador-Geral.
Década de Luta
De acordo com o presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários e Endemias de Dourados, Marco Aurélio Bonetti, a assinatura da lei pelo prefeito Alan Guedes é a garantia do dever cumprido. “Nós fizemos parte da construção da PEC 22 e após mais de uma década de muita luta, idas e vindas, conseguimos finalizar essa etapa, dando um pouco mais de dignidade à questão salarial dos agentes comunitários de saúde, aos agentes de controle de endemias”, resumiu.
O prefeito Alan Guedes, por sua vez, agradeceu à paciência dos agentes durante o período de negociação e construção da Lei agora sancionada e a lealdade da diretoria do sindicato com as partes. “Desde o início mostramos as dificuldades em atender o pleito da categoria e que precisaríamos trabalhar juntos, equipe de gestão, sindicato, vereadores para atingirmos esse objetivo e hoje estamos aqui, na casa de vocês, para sacramentar esse objetivo. Muitas vezes, o que queremos fazer para a categoria não é o que podemos, por isso esse trabalho conjunto, com transparência entre todas as partes foi importante. Destacando também o apoio, desde o início, da Câmara de Vereadores, com o presidente Laudir se colocando à disposição para a Casa ajudar a resolver a questão”, agradeceu.