O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou um documento à prefeitura de Dourados solicitando informações referentes à questão salarial da Rede Municipal de Ensino (REME). Considerando as negociações em andamento, ele questionou quais as contrapropostas em relação ao piso de 20 horas, o reajuste do magistério adicional e profuncionário do administrativo.
Ishy também pediu que seja encaminhado o cronograma das próximas reuniões previstas com o SIMTED - Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados - que afirma ter sido realizado um último encontro com a Comissão de Negociação em 23 de agosto de 2022, com o secretário de administração, Vander Soares Matoso e a secretária da pasta, Ana Paula Benitez.
Representantes do sindicato se reuniram com a Comissão de Educação na Câmara no dia sete de dezembro na tentativa de intermediar a situação. Os vereadores solicitaram, então, uma reunião com o secretário de governo, Wellington Rocha, bem como a secretária Ana Paula, com urgência para dar continuidade às tratativas já existentes. Deve ser a mais breve possível, já que havia a previsão de ter sido realizada imediatamente após o feriado de 7 de setembro, conforme relato do sindicato e teor de ofícios encaminhados à Segov.
“As perdas salariais da categoria ao longo dos últimos anos têm tornado a situação dos profissionais das unidades municipais de ensino insustentável para os servidores e suas famílias. Dourados figura vergonhosamente entre os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul que não paga o Piso Nacional do Magistério e permanece nas últimas posições do ranking salarial do magistério divulgado pela Fetems”, informa o Sindicato.