A tarifa média do Gás Natural (GN) será reduzida em 4% em Mato Grosso do Sul a partir dessa terça-feira, 1° de agosto. A medida será aplicada para todos os segmentos de consumo, segundo a Diretora Administrativa e Financeira da Companhia, Bernadete Rangel, beneficiando consumidores dos setores residencial, comercial, industrial, cogeração e automotivo.
No caso do Gás Natural Veicular (GNV), será o segundo incentivo tarifário, já que além de uma redução da tarifa na bomba de abastecimento, o Governo do Estado reduziu o ICMS sobre o preço do combustível de 17% para 12%, dentro do pacote que isentou também as taxas de conversão e vistoria.
É facultado à Companhia de Gás, no entanto, adotar tarifas diferenciadas considerando nível, tipo e perfil de consumo, não podendo extrapolar a tarifa média, calculada com base no preço de compra da commodity e custos do transporte e distribuição.
Menor custo e maior benefício - A queda de 4% na tarifa vai tornar ainda mais atrativo o uso do Gás Natural, em comparação com outras fontes de energia. “Os consumidores vão desfrutar de uma redução significativa em suas contas, em especial comerciantes e industriais, permitindo maior economia e rentabilidade”, diz a diretora.
Por ser fonte que está protagonizando o processo de transição energética, o Gás Natural é como um dos suprimentos mais viáveis do ponto de vista econômico e ambiental. A oferta é estável e contínua e isso contribui para a estabilidade dos preços a longo prazo. É um combustível confiável e previsível, o que dá mais segurança aos consumidores.
Menor impacto ambiental - O Gás Natural é uma opção de energia mais limpa em comparação com outros combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Sua queima reduz emissões de dióxido de carbono (CO2) significativamente menores, bem como menos poluentes atmosféricos, como dióxido de carbono (SO2) e óxidos de poluição (NOx). Isso contribui para a redução do impacto ambiental e melhoria da qualidade do ar. De acordo com a área de engenharia e tecnologia da MSGÁS, o Gás Natural é uma fonte de energia que pode ser utilizada em um amplo leque de aplicações, podendo ser usado para calefação e geração de eletricidade e nos processos de produção industrial, para aquecimento de fornos e secagem de materiais. Também é uma alternativa mais limpa em relação aos combustíveis líquidos tradicionais no abastecimento de veículos. Os técnicos apontam também a vantagem em relação à manutenção de equipamentos e sistemas em relação a outras infraestruturas de energia.
Sobre a MSGÁS
Criada em 21 de maio de 1998, a MSGÁS é uma empresa de economia mista, composta pelo Governo do Estado, que detém 51% das ações e pela Commit Gás S.A., com 49%. A companhia é responsável pela distribuição de Gás Natural canalizado de Mato Grosso do Sul, com rede de 436 quilômetros, atendendo 15 mil unidades consumidoras nos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e cogeração.