A fronteira entre Brasil e Bolívia amanheceu fechada nesta segunda-feira (25), em Mato Grosso do Sul, por causa de protestos contra o atual governo boliviano. O acesso ao país vizinho, que está fechado para veículos, surpreendeu muitos moradores da região.
Conforme apurado, manifestantes contrários à decisão do governo boliviano de adiar a realização do Censo Demográfico para 2024, prometem impedir a passagem de veículos no local, por pelo menos 24h.
Manifestantes bolivianos exigem que o governo realize o Censo, estudo estatístico para atualizar informações, como o número de habitantes. Eles alegam que esses dados são importantes para aumentar os repasses de recursos financeiros aos municípios, que estão defasados. Manifestantes aguardam reunião com o governo para discutir o assunto. Caso não haja acordo, o protesto pode durar ainda mais tempo.
O protesto acontece desde as primeiras horas do dia. Conforme alegam representantes do grupo, a não realização do Censo, em 2022, pode impactar diretamente no repasse de recursos aos municípios bolivianos.