Alunos do segundo ano, do ensino médio, da Escola Funlec – Oswaldo Tognini tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (23). A Funtrab realizou uma palestra com o objetivo de discutir temas relacionados ao mercado de trabalho e empregabilidade no Estado.
Cerca de 90 alunos participaram do evento, que proporcionou um importante momento de aprendizado e interação.
A presidente da Funtrab, Marina Dobashi, conduziu a palestra, abordando tópicos de grande relevância para os jovens que estão começando a planejar suas carreiras. Entre os temas discutidos, destaque para a importância do estágio como porta de entrada para o mercado de trabalho, a necessidade de uma preparação adequada para o início da vida profissional e o panorama atual do desenvolvimento econômico em Mato Grosso do Sul.
“A Funtrab está à disposição para apoiar o jovem sul-mato-grossense em sua jornada profissional, oferecendo ferramentas e oportunidades que facilitam a entrada no mercado de trabalho. O estágio é uma experiência fundamental, pois permite ao estudante vivenciar na prática o que aprendeu em sala de aula, além de ser uma excelente forma de começar a construir um currículo, ” afirma.
Durante a palestra, Marina também pontuou o crescimento de setores importantes no estado, como o agronegócio e a indústria, e como essas áreas têm demandado profissionais capacitados. Ela ressaltou que a preparação vai além do ensino formal, abrangendo também habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, comunicação eficiente e adaptabilidade, competências cada vez mais valorizadas pelas empresas.
Ao final da apresentação, foi aberta uma rodada de perguntas, em que os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre diversos aspectos do mercado de trabalho.
A iniciativa de levar a fundação até a escola é do professor de filosofia, Reginaldo Donizete Alves, que já tem um projeto contínuo de preparação dos alunos para enfrentarem a vida pós-escola. Para ele, ações como são importantes porque é a abertura da escola para a sociedade.
“A sala de aula se abre para as instituições em geral e isso contribui para o aprendizado do aluno. E é mais importante ainda para o aluno, porque dá a ele uma possibilidade mais generalista de ouvir e aprender novos conceitos. Saímos um pouco da especificidade das disciplinas e das apostilas. Ele ouve algo mais amplo e aprende melhor”, finaliza.