O diretor-executivo de Operações e Abastecimento (Dirab) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago dos Santos, fez um balanço das atividades do órgão. O levantamento leva em conta os primeiros meses da atual gestão da Companhia. Para ele, a Conab vem trabalhando para fazer o governo federal retomar o protagonismo em políticas públicas voltadas para a área de abastecimento de alimentos.
Como destaque, Thiago dos Santos cita a política de Aquisições do Governo Federal (AGF). A ação, executada pela Dirab, retoma estoques públicos, que em princípio estão ocorrendo nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Tocantins e Bahia. O governo federal já efetuou a compra de 500 mil toneladas de milho que dão em torno de 8,3 milhões de sacas. “Uma das dificuldades que temos a superar, e estamos trabalhando para resolver isso, é aumentar a capacidade estática de armazenagem de estoques públicos principalmente em Mato Grosso, que tem batido recordes de safras passadas”, aponta.
Leilão
Uma outra ação executada nesses primeiros seis meses de governo foi o leilão de subvenção para os produtores de borracha. “Ao todo 31 mil toneladas foram ofertadas para negociação, com bom aproveitamento de subvenção aos produtores”, recorda Thiago dos Santos.
“A Dirab também executa a compra e distribuição das cestas de alimentos do governo federal. Nestes primeiros meses a diretoria tem promovido o atendimento a indígenas, bem como a pessoas que estão em áreas com desastres climáticos nos Estados do Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco”, aponta.
Thiago dos Santos destaca ainda o abastecimento social do programa de venda balcão de milho (ProVB) a pequenos produtores. As áreas mais beneficiadas são o Nordeste e regiões afetadas por estiagem, inclusive com aberturas de novas unidades satélite de vendas levando o milho mais em conta onde realmente precisa.