A Prefeitura de Dourados e a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados promoveram na última sexta-feira (19), o circuito de palestras “Dourados na Rota Bioceânica”. O evento aconteceu no auditório da Aced, com a presença do Ministro de Carreira Diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.
No encontro foi destacado o futuro de Dourados como polo de integração econômica e cultural da América do Sul, resultando em grande transformação socioeconômica para o município. “A Rota Bioceânica será de grande incremento econômico no ambiente de serviços, turismo e a parte econômica. Já temos um enorme número de investimentos privados e públicos, que a cidade tem recebido no contexto de uma preparação para a chegada das oportunidades da Bioceânica”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, que representou o prefeito Alan Guedes no evento.
“A Rota Bioceânica não oferecerá apenas uma alternativa mais eficiente e econômica para o transporte de cargas. Ela representará uma mudança importante da logística nacional e da inserção de Mato Grosso do Sul na região e no mercado Internacional, gerando redução dos custos logísticos e dos tempos de viagem”, ressaltou o ministro Parkinson.
Participaram da programação os palestrantes: Enrique Garcia Alvarez, Diretor do Sistema Portuário do Uruguai; Odilon Trindade Valençoela, Arquiteto Idealizador do Projeto de Ferrovia Internacional Ferroguarani; e Rubia Cynara Kuhn, Diretora Administrativa e Financeira do Grupo FV Cereais. A comitiva também visitou a Inflex, indústria douradense.
No Brasil, a Rota Bioceânica terá início no Mato Grosso do Sul, na cidade de Porto Murtinho, passando pelos países vizinhos, Paraguai e Argentina, chegando aos portos do Chile no oceano Pacífico, Iquique e Antofagasta.