O dólar opera em nesta segunda-feira (20), na entrada em vigor das novas alíquotas do IOF e à espera das decisões sobre juros aqui e nos Estados Unidos.
Às 9h01 (horário de Brasília), a moeda norte-americana era vendida a R$ 5,3218, em alta de 0,67%. Na sexta-feira, o dólar fechou em alta de 0,41%, a R$ 5,2866. No acumulado da semana, a moeda registrou saldo positivo de 0,39%. No mês, a alta é de 2,26%, e no ano, de 1,92%.
Na cena doméstica, entram em vigor nesta segunda-feira as novas alíquotas do IOF –Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários para custear o Auxílio Brasil, programa proposto pelo governo para substituir o Bolsa Família. A alta do IOF vale para operações de crédito de pessoas físicas e de empresas.
O mercado segue de olho também na tensão política e na piora das expectativas para o desempenho da economia brasileira. Segundo o Boletim Focus, divulgado mais cedo, os agentes do mercado já esperam inflação de 8,25% este ano – mesma taxa esperada para a Selic.
No exterior, os investidores seguem atentos a qualquer sinalização do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sobre o futuro de seu programa de compra de ativos. Esta semana, tanto o Fed e o banco central brasileiro decidem suas novas taxas de juros.