Travado pela crise econômica e pelas restrições sanitárias o setor de aviação ainda está muito abaixo do mesmo período de 2019.
Segundo dados da Anac, divulgados hoje, a demanda de agosto ficou 22% abaixo do mesmo mês em 2019, enquanto a oferta ainda está 19,8% abaixo do que era em agosto pré-pandemia.
A Latam foi a companhia mais agressiva na oferta de assentos no mês de agosto e conquistou a liderança do mercado doméstico, transportando 35.3% dos passageiros nos aeroportos brasileiros. A Azul, que antes da pandemia era a menor das três companhias, vem em seguida, com 34,5% de participação.
Já a Gol, que liderava o mercado doméstico desde 2016, tem tido mais dificuldades na retomada da oferta de assentos e encerrou o mês de agosto em terceiro lugar, com apenas 29,7% de participação.
Segundo as expectativas do mercado internacional, a retomada nos próximos meses, com a previsão de abertura das fronteiras de países com maior malha aérea, como os EUA, se abrindo para brasileiros vacinados. Segundo a Anac, a demanda em agosto ficou 76,4% do que era antes do Covid-19.