Se no ano passado os condutores que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida ganharam um prazo a mais para a renovação em função da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), esse ano tudo volta ao normal para os documentos que vencerem na vigência de 2022.
Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, 1.101.651 CNH´s venceram. Deste total, 23% dos condutores ainda não renovaram a documentação, o que corresponde a 250.562 carteiras. No entanto, a maioria optou por colocar a habilitação em dia, ou seja, 77% do total, o que representa 851.089. A retomada dos prazos foi estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
De acordo com informações da diretora de Habilitação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) Lina Issa Zeinab, o condutor que teve o documento vencido em janeiro do ano passado, tem até janeiro deste ano para a renovação. O mesmo é válido para os demais meses de 2021.
“Já aqueles que tiveram o documento vencido em 2022 precisam retomar a regra habitual. Ou seja, não há mais prorrogação. O prazo volta ao normal e o motorista tem até 30 dias após o vencimento para que não sofra nenhum tipo de autuação caso seja abordado em uma fiscalização de trânsito”, afirmou.