O vereador Olavo Sul (MDB) pediu à Prefeitura de Dourados a retomada do mutirão de combate à dengue. Com a chuvarada, casos da doença voltaram a subir, um risco à saúde pública. "Precisamos nos unir no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus", diz o parlamentar.
O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água.
Nos mutirões há uma ação conjunta entre várias secretarias da prefeitura. Com a ajuda da população, o trabalho ganha agilidade. "A ideia é fazer uma limpeza geral das residências, dos terrenos e das vias públicas, removendo todo e qualquer material que possa acumular água", explica Olavo Sul.
Para isso, caminhões da prefeitura entram em ação para que possam ser depositados materiais que não estão em uso nas residências, em terrenos e vias públicas. Equipes do CCZ (Centro de Controle e Zoonoses) também participam das ações, visitando os moradores.
Os mutirões são feitos por bairros e nas ações o vereador Olavo Sul e sua equipe auxiliam nos serviços. "Temos que dar exemplo, começando pelas nossas casas. E o mutirão, na cidade e nos distritos, vai ajudar muito a evitar um surto ou epidemia", diz o vereador.
Como o Ministério da Saúde não encaminhou tubos para coleta de exame, Olavo Sul recebeu denúncia que postos de saúde suspenderam exames para dengue. Com isso, a doença pode estar em alta, já que nos postos é grande a queixa de pacientes com sintomas da dengue.