Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou indicação propondo a criação de um programa e a implantação de um sistema de cadastro para doação de sobras de materiais de construção oriundos de construtoras e obras particulares para edificação de moradias para a população carente.
A sugestão é que os materiais sejam encaminhados ao Centro de Distribuição, que deverá ser criado, onde serão classificados, armazenados e direcionados às famílias de baixa renda e/ou entidades religiosas e filantrópicas cadastrada, segundo critérios a serem definidos.
Para implantar o programa, parcerias e convênios deverão ser firmados pelo Poder Executivo com entidades públicas e privadas. Além disso, doadores teriam a possibilidade de solicitar do poder público a coleta do material disponibilizado para doação.
Trata-se de um programa social do Poder Público em parceria com a sociedade, que proporcionará o aproveitamento do material desperdiçado, proporcionando a possibilidade de reforma ou construção com maior dignidade às famílias de baixa renda e entidades.
“Essa destinação irá melhorar as condições de moradia de muitas famílias de baixa renda, além de favorecer o meio ambiente. Com a seleção adequada, todo material em condições para utilização que vai para o lixo poderá ser reaproveitado”, explicou o vereador Laudir.
O documento foi endereçado ao prefeito de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha Lima, a secretária de Assistência Social, Ediana Mariza Bach, ao diretor da Agência Municipal de Habitação e Interesse Social, Diego Zanoni Fontes e ao secretário de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Junior.