A FETEMS por meio da Secretaria de Saúde dos(as) Trabalhadores(as), esteve presente na Conferência de Saúde Mental da Macrorregional de Dourados realizada entre os dias 25 e 28 de maio no município de Dourados. Com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, os participantes debateram pautas importantes em relação ao papel do Conselho e a importância do SUS, principalmente no pós-pandemia.
Iara Gutierrez Cuellar (Secretária de Saúde do Trabalhador da FETEMS) destacou a importância do evento, principalmente porque o “Conselho cumpre um papel fundamental que é de fiscalizar, acompanhar e monitorar a saúde, por isso se fez necessário discutir o controle social em relação as verbas públicas, ou seja, o que realmente o Estado tem para a Saúde”.
Foram três dias importantes, com intensa participação de Delegados(as), Conselheiros(as), sendo que no dia 25 foi realizada a 354 Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde com o debate sobre a importância do SUS enquanto saúde pública para todos(as).
Nos dias 26 e 27 os conselheiros tiveram uma extensa programação, durante a Conferência de Saúde Mental da Macrorregional de Dourados, com a participação de profissionais da área da saúde.
Elenita Abílio Sureke (Psicóloga Mestre em Ensino de Saúde) realizou a exposição: “Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania”; Genivaldo Dias da Silva (Presidnete do Conselho Municipal de Saúde): “Gestão, Financiamento, Formação e Participação social na garantia de serviços de Saúde Mental e Daianny Garcia do Nascimento (Psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde MS) com a exposição: “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o Cuidado psicossocial durante a pós-pandemia”.
Durante uma intervenção, Iara Gutierrez Cuellar (Secretária de Saúde do Trabalhador da FETEMS) abordou com os palestrantes a preocupação com as crianças que voltaram para a sala de aula no pós-pandemia e o quanto elas precisam neste momento ser assistidas: “Não existe no momento uma política para isso e é preciso construir uma proposta para que esse público alvo seja atingido, pois muitas crianças perderam familiares para a covid e ainda foram vítimas de abuso”.
A próxima etapa da Conferência de Saúde Mental será realizada no mês de agosto em Campo Grande, sendo que na ocasião serão eleitos(as) delegados(as) para a 5 Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília-DF, em novembro de 2022.