O plenário da Câmara Municipal de Dourados ficou lotado nesta quarta-feira (19) durante a Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no 20 de novembro. Representantes de diversos segmentos da sociedade, lideranças comunitárias e representantes de classes prestigiaram o evento, marcado por celebração, reconhecimento e reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições do povo negro na construção do município e do país. Destaque para a família Morais, que foi homenageada em peso, representando uma trajetória coletiva de luta e resiliência.
A noite de reconhecimento foi compartilhada pelos pais, Deumeires e Darcizio Morais, professores aposentados que construíram as bases da família; pelo filho Cassius Morais, jornalista e bacharel em Direito; pelo outro filho, Thiago Morais, publicitário, umbandista e promotor cultural; e pela nora, professora Beatriz Meira. Juntos, eles simbolizam a diversidade de conquistas e a importância do apoio familiar.
Ao todo, mais de 100 honrarias foram entregues em reconhecimento a pessoas negras e a movimentos coletivos que fortalecem a cultura afro-brasileira, promovem a igualdade racial e defendem diariamente os direitos humanos no município.
"Foi fantástico, pois vivemos todas as dores, os desafios e as vitórias juntos. Meus pais foram incríveis pelo que construíram e, principalmente, por como nos ensinaram a ser quem somos, a lutar por nosso espaço e a entender o significado de tudo isso", comentou Cassius Morais, emocionado com a homenagem que celebrou não um indivíduo, mas um núcleo familiar inteiro.
Em seu discurso, o vereador Elias Ishy relembrou o feriado nacional, instituído em memória de Zumbi dos Palmares, brutalmente assassinado por sua luta contra o regime escravocrata. “Zumbi, junto de sua esposa Dandara, lutou pelo seu povo, pelos nossos antepassados, pela liberdade e contra as atrocidades impostas ao povo negro ao longo dos séculos”, destacou.