A Câmara Municipal de Dourados entrega nesta segunda-feira (7), durante o intervalo da 5ª sessão ordinária do ano, o Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani. Esta é a 15ª edição do evento, destinado a agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante em defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município.
A homenageada deste ano será a advogada e administradora de empresas Edna Bonelli, que o atualmente exerce a presidência do Instituto Mulher deDourados. Edna, que também é conselheira estadual dos direitos da mulher, milita há mais de 20 anos na defesa permanente dos direitos e prerrogativas da Mulher Advogada, bem como na defesa e interesses das mulheres no tocante à igualdade de gêneros e do espaço de poderes em todos os segmentos.
Edna Bonelli já exerceu os mais diversos cargos na estrutura da OAB Dourados/Itaporã, como, por exemplo, conselheira local por dois mandatos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, delegada da Caixa de Assistência do Advogado, presidente da Comissão da Mulher Advogada por dois mandatos, vice-presidente da Subseção da OAB. Além de cargos expressivos na OAB, Edna também ocupou posição de destaque no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e na Rede de Enfrentamento de Violência contra a Mulher.
PRÊMIO
Instituído pelo Legislativo Municipal em 2004, o prêmio tem como objetivo “destacar a importância da mulher no conjunto da sociedade, quer seja como mãe, esposa, trabalhadora, enfim, como cidadã, que contribui no dia-a-dia para o desenvolvimento político, social e econômico da cidade de Dourados”.
O nome do prêmio Marta Guarani é uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, vítima de infarto, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.