Com a escassez de chuvas, o desabastecimento de água causou transtornos em diversas regiões do país. Na contramão, com atenção e planejamento, a realidade em Campo Grande foi diferente graças a Águas Guariroba, concessionária responsável pelo serviço de distribuição e saneamento. Com obras iniciadas em março, com um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, nove poços de captação garantiram o acréscimo de 1,7 milhão de litros por hora de água produzida na capital.
A concessionária informou que todos os poços já foram finalizados e estão localizados nos bairros Taveirópolis, Universitário, Nova Lima, Lageado, Parque dos Poderes e Caiobá, Coophavilla II, com o objetivo de garantir segurança para a população. Destes poços, quatro utilizam tecnologia underreamer para captar água do Aquífero Guarani, sendo uma tecnologia inédita pela concessionária.
O diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, destacou que a concessionária investiu, neste ano, cerca de R$ 50 milhões na perfuração dos novos poços profundos, sendo investimentos que vão perdurar por anos como melhoria para a capital.
“A perfuração dos poços em Campo Grande tiveram início das obras em março e término em agosto, o que representa uma segurança para o abastecimento de água, tivemos a ampliação de mais 420 litros de água por segundo, o que representa um volume considerável frente às captações. Para o período de estiagem, temos segurança operacional, mas também um backup caso ocorra uma falta inesperada de energia”, avaliou.
Como exemplo, a estimativa é de que o poço do Bairro Universitário beneficie cerca de 30 mil moradores na região, com uma vazão de 180 mil litros/hora de produção de água, visto que o poço tem 350 metros de profundidade.
Já no Bairro Nova Lima, a produção de água será de até 200 mil litros por hora, beneficiando mais de 63 mil moradores, com poço de 660 metros de profundidade. Enquanto no Bairro Pioneiros, a estimativa é de que o poço beneficie cerca de 86 mil moradores na região, com uma vazão de 350 mil litros por hora de produção de água.
Para 2022, Gabriel orienta que a população precisa praticar o consumo consciente de água, o que não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água.
“Independente dos tempos de crise ou abundância de água é sempre prudente fazer o uso racional, como evitar de lavar a calçada com mangueira, preferir utilizar vassouras, fechar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando, são dicas básicas que nos ajudam a ter um consumo mais consciente e preservar da melhor forma a nossa manancial para perpetuar durante os próximos anos”, apontou.
Ações de produção de água e implantação de esgoto
Neste ano, a Águas Guariroba concluiu a instalação de novos equipamentos para o monitoramento e eficiência na produção de água em Campo Grande. Na rede de captação, a concessionária substituiu e instalou oito novas válvulas ventosas na extensão da tubulação que tem como objetivo a retirada de ar acumulado durante o transporte de água.
Na região do Itamaracá, a concessionária realizou as obras de modernização e extensão de 2,5 mil metros de rede de água. Com as intervenções, a estimativa é de que a modernização beneficie mais de 3 mil pessoas da região.
Iniciadas em abril, a Concessionária concluiu as obras de melhoria no sistema de abastecimento de água, beneficiando 2.132 ligações de água na região do Indubrasil, Jardim Inápolis e Núcleo Industrial. Ao todo, serão implantados mais de 4 mil metros de rede, modernizando e garantindo a segurança operacional do abastecimento de água no bairro.
Já na região das Moreninhas, a concessionária concluiu as obras de monitoramento e modernização da rede de abastecimento de água, beneficiando as 9.578 ligações da região.
Com o auxílio de mergulhadores especializados, dez reservatórios da Águas Guariroba passaram por um cronograma de limpeza e manutenção em Campo Grande. A ação é uma das medidas de preparação da concessionária para os períodos de altas temperaturas.
Com um procedimento inovador, a limpeza foi executada com os reservatórios cheios e em plena operação, evitando desperdícios, sem impacto no sistema de abastecimento de água da capital.
A Águas Guariroba deu início às obras de implantação da rede de coleta de esgoto nas regiões dos bairros da Vila Nasser, Nova Campo Grande, Aero Rancho, Jardim Seminário e Rita Vieira em Campo Grande. A estimativa é de que as obras beneficiam mais de 25 mil pessoas com a implantação de mais de 80 mil metros em extensão de rede de esgoto.