O espetáculo poderá ser visto em todo o Brasil a partir das 2h desta quinta-feira (6); ele ocorre quando fragmentos deixados pelo Cometa Halley atingem nossa atmosfera
A atividade dos Eta Aquárideos começou em 21 de abril e irá até 12 de maio, mas nesta madrugada será seu momento de maior intensidade. Em condições ideais, a estimativa é que a chuva seja composta por 50 meteoros a cada hora de observação.
Você nunca viu uma “estrela cadente”?
A madrugada desta quinta-feira (6) pode ser finalmente a sua chance, pois várias delas aparecerão no céu noturno. Isso porque uma chuva de meteoros Eta Aquarídeos irá acontecer das 2h às 6h e poderá ser observada em todos os cantos do Brasil.
Os meteoros do fenômeno correspondem às “estrelas cadentes”, que são, na verdade, pedaços de rocha espacial. A chuva desta madrugada é ainda mais especial, pois é composta por fragmentos deixados pelo famoso Cometa Halley, que realiza um movimento de translação em torno do Sol todos os anos.
Uma característica impressionante dessa chuva de meteoros é sua rapidez. Os fragmentos de rocha viajam a uma velocidade de 66 quilômetros por segundo na atmosfera da Terra. Essa agilidade faz com que os pedaços do Halley deixem detritos incandescentes para trás, dando a impressão de um "rastro brilhante". Como a Terra irá atravessar a região mais densa da trilha de detritos do cometa, nós teremos um belo espetáculo, com vários pedaços de rocha adentrando a atmosfera do nosso planeta em alta velocidade. Isso provoca uma das melhores chuvas de meteoros do Hemisfério Sul.
Como observar a chuva nesta madrugada?
Um boa dica é se deitar no chão e utilizar um mapa interativo do céu para ter uma ideia de onde está o radiante, isto é, o ponto no céu de onde temos a impressão que se originam as “estrelas cadentes”.
O radiante da Eta Aquarídeos, por exemplo, fica na Constelação de Aquário e é ela que nomeia a chuva de meteoros. Este ano, como temos uma Lua Minguante, justamente na direção dessa constelação, a visualização dos meteoros mais fracos será um pouco dificultada.