O Doodle de hoje homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza, amplamente considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil. Com apresentações em teatro, televisão e cinema, Souza abriu caminho para os futuros artistas afro-brasileiros.
Nascida neste dia, em 1921, no Rio de Janeiro, Ruth de Souza aspirava a ser ator desde muito jovem. Ainda adolescente, ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para o talento afro-brasileiro nas artes cênicas.
Escalado em 1945 como indígena na peça “O Imperador Jones”, Souza se tornou o primeiro ator negro a enfeitar o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estreou no cinema em 1948 e, nem mesmo uma década depois, o Festival de Veneza indicou Souza para Melhor Atriz por sua atuação em 1953 em “ Sinhá Moça ” (“A Filha do Fazendeiro”) – tornando-a a primeira atriz brasileira a receber um indicação ao prêmio internacional.
Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, Souza teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas. Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do Brasil, premiou Souza como Melhor Atriz por seu papel no filme do mesmo ano: “ Filhas Do Vento ”.