Depois de um primeiro semestre parado e sofrendo com a falta de componentes que tiraram o Onix da liderança do mercado total de veículos, a Chevrolet parece que começa a se mexer e anunciou quatro novidades que serão divulgadas nos próximos meses.
Claro, todas as quatro novidades foram mostradas com algum suspense, mas não muito, afinal a imagem divulgada permite ver fielmente a silhueta de cada um dos produtos que serão lançados até o final do ano por meio de pequenos filmes para a internet.
Equinox
A reestilização do Equinox é outra que aparece nas imagens. O modelo ganhou um novo visual no ano passado na China e nos EUA que desembarca agora por aqui. Na frente, o SUV médio-grande tem novos faróis, mais afilados, grade e para-choque com faróis de neblina remodelados.
Na traseira, as lanternas mantiveram o formato, mas alteraram o grafismo das luzes. E por dentro, o carro foi mantido sem mudanças. No caso da versão RS, que é novidade pós-reestilização, ela segue a mesma lógica do acabamento do Onix RS, que inclui ausência de cromados, rodas na cor preta e costuras na cor vermelha, evidenciando a ideia de esportividade do acabamento.
Sob o capô, a GM deve manter aqui no Brasil apenas o motor 1.5 turbo a gasolina que rende 172 cv e 27,8 mkgf, única motorização disponível nos EUA também. A transmissão é a automática de seis velocidades e a tração integral que pode ser desligada.
S10
Aqui a coisa fica mais "local". Enquanto Equinox e Bolt continuarão a vir importados da América do Norte, a terceira inovação da GM para o segundo semestre foi desenvolvimento "made in Brazil", a S10 Z71. A ideia é ter uma opção com pegada mais esportiva para competir especialmente com a Toyota Hilux GR e a VW Amarok Extreme. A nomenclatura Z71 é utilizada por picapes e utilitários esportivos com mudanças focadas em uso mais off-road.
No caso da S10, ela vai emprestar o conhecimento da empresa com a Colorado ZR2, sua equivalente norte-americana na versão "off-road extremo". A Colorado ZR2 tem suspensão elevada, amortecedores adaptativos e bitola mais larga, mas o pacote daqui será mais modesto. Sob o capô nada muda e a empresa manterá o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas e a tração 4x4 com reduzida.
Cruze
Produzido exclusivamente na Argentina para atender o mercado do Mercosul, o Cruze nas versões sedã e hatch aguarda o "canto do cisne", quando sairá de linha no Brasil, como fez em demais mercados já. Até lá, a GM quer oferecer no País também a versão de visual esportivo RS. O modelo não tem grandes mudanças do que já é ofertado no Cruze atual.
O acabamento é o mesmo e o visual também, sendo alterado exclusivamente pela ausência de cromados, por fora e por dentro, além de costura na cor vermelha em bancos e painel. As rodas do Cruze LTZ, que voltou na linha 2021, inclusive, são as mesmas da versão RS norte-americana disponível até 2019.