Com o recente aumento nos preços de Renault Kwid e Fiat Mobi, comprar um carro novo no Brasil já exige do consumidor mais de R$ 68 mil. E as opções abaixo de R$ 80 mil estão cada vez mais escassas - há apenas sete modelos.
Assim, cada vez mais a lista de carros mais baratos pode ser tratada como a de “menos caros” pelo público. Na tabela de fevereiro, quase todos os modelos foram reajustados em relação à lista anterior, publicada em dezembro pela Auto Esporte.
Os valores são referentes às tabelas de preços públicas das fabricantes, desconsiderando os preços praticados na Zona Franca de Manaus, São Paulo e Paraíba.
Renault Kwid e Fiat Mobi se revezam no posto de carro mais barato do Brasil. Desde dezembro, o compacto da marca francesa está na dianteira, ainda que a diferença entre eles seja de apenas R$ 800.
O Kwid Zen sai de fábrica com airbags laterais, luzes diurnas de LED, rádio com conexão Bluetooth, direção elétrica e start-stop. O motor é 1.0 de três cilindros com 71 cv conectado ao câmbio manual de cinco marchas.
O antigo carro mais barato do Brasil encareceu R$ 2 mil desde a nossa última lista. Apesar dos reajustes, o Mobi não passou por mudanças visuais ou na lista de equipamento.
Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos são os únicos itens de conforto. O motor é o veterano e confiável 1.0 Fire de 75 cv associado ao câmbio manual de cinco marchas.
Ainda que o C3 tenha recebido dois aumentos de preços só em 2023, a versão de entrada, Live segue custando os mesmos R$ 69.990 da época do lançamento, em agosto de 2022.
A grande vantagem do hatch da Citroën é na maior oferta de espaço. São quase 40 cm a mais que o Kwid, além de ser mais alto que os rivais. Não espere por muitos itens de série, não há presença nem de conta giros ou chave canivete. O motor é Fiat, mas diferentemente do usado no Mobi, aqui se faz presente o Firefly de três cilindros e 75 cv.
Anteriormente, esse posto era ocupado pelo irmão Cronos, mas você verá mais abaixo como o sedã encareceu nos últimos meses, ainda que consiga se manter entre os dez mais baratos do país.
O conjunto mecânico é o mesmo do C3 e a lista de itens é modesta, com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.
Com a aposentadoria do Gol, o novo Polo Track passa a ser o Volkswagen de entrada e modelo mais barato da marca no Brasil. Porém, apesar de trazer uma plataforma bem mais moderna, o conjunto mecânico é o mesmo do veterano: motor 1.0 aspirado de três cilindros que rende até 84 cv e 10,3 kgfm (com etanol) e câmbio manual de cinco marchas.
O destaque do HB20 é, sem dúvidas, o novo visual. Após críticas com a reestilização anterior, a Hyundai voltou a acertar no design do hatch. O motor é o 1.0 de 80 cv conectado ao câmbio manual de cinco marchas.
Na lista de equipamentos, ponto positivo para os seis airbags, além da boa construção e acabamento superior aos concorrentes da lista.
Depois da chegada do novo C3, a Renault resolveu responder tirando de linha o Sandero e incluindo o motor 1.0 de 82 cv e 10,5 kgfm de torque no Stepway, que sempre foi a derivação aventureira do hatch, mas que desde 2019 abandonou o primeiro nome. Desde o lançamento, o modelo ficou R$ 2 mil mais caro.
A lista de itens de série é até certo ponto interessante, com a presença de ar-condicionado, luzes diurnas de LED e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, além de sensor de estacionamento traseiro.
O Chevrolet Onix sofreu muito durante a pandemia. O hatch parou de ser fabricado por um período e perdeu a liderança de mercado, mas segue entre os mais baratos e vendidos.
O motor é um 1.0 de 82 cv com câmbio manual de seis marchas, entregando ótimos números de consumo de combustível. A boa notícia é a presença dos seis airbags, mas há algum tempo trocou a central multimídia por um rádio convencional.
A novidade do Cronos 2023 foi o lançamento de uma versão 1.0. O conjunto e a plataforma são os mesmos do Argo. No entanto, nos últimos meses, o sedã, que é importado da Argentina, ficou mais caro e perdeu várias posições na lista.
Entre os equipamentos há ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.
Se o Polo Track aparece na quinta colocação, a versão com visual atualizado fecha a nossa lista. Debaixo do capô, os dois trazem o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.0 de três cilindros com 84 cv e 10,3 kgfm de torque.
A lista de equipamentos tem quatro airbags, bloqueio eletrônico de diferencial, ar-condicionado, direção elétrica, faróis de LED com iluminação diurna, frenagem automática pós-colisão, controle de pressão dos pneus e central multimídia Composition Touch com tela de 6,5” com suporte a Android Auto e Apple CarPlay.