Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi. — Foto: REUTERS/Thomas White
A autorização do Banco Central para o WhatsApp lançar o recurso em que usuários podem comprar com cartões de crédito, de débito e pré-pagos dentro de conversas voltou a chamar atenção para o serviço de pagamentos do aplicativo.
Lançado em maio de 2021, o recurso do WhatsApp permite fazer transferências instantâneas e sem taxas, mas dependia dessa liberação para poder ser usado em pagamentos para empresas.
O BC determinou na última quinta-feira (2) que, mesmo com a autorização, o app deverá aguardar no mínimo 30 dias antes para disponibilizar a funcionalidade. Segundo a autarquia, esse intervalo é necessário para informar todos os parceiros, respeitando princípios concorrenciais.
O chefe do WhatsApp para a América Latina, Guilherme Horn, informou que o pagamento de usuários para empresas em conversas no aplicativo será liberado "em breve".
Enquanto isso não acontece, só é possível fazer transferências entre pessoas físicas. Confira abaixo como configurar o recurso do WhatsApp que permite enviar dinheiro para amigos.
Também é possível pedir uma transferência de um contato. Para isso, basta clicar no ícone de "R$", selecionar a aba "Solicitar" e informar o valor desejado.
Depois de configurar seu método de pagamento, é possível adicionar ou remover cartões a qualquer momento. Para revisar os dados cadastrados, basta clicar em ⋮ (Mais opções) no Android ou em "Configurações" no iPhone e, em seguida, selecionar a opção "Pagamentos".