A Secretária de Saúde, Beatriz Assad conta “Corumbá tem se destacado no cenário nacional na imunização, este ano fizeram um documentário sobre a imunização da população ribeirinha referente a um prêmio que ganhamos em 2022, e este ano tivemos um trabalho apresentado no Congresso Nacional. Receber esta equipe aqui é um privilégio, para que juntos possamos pensar políticas públicas e melhorar cada vez mais nossa cobertura vacinal”.
Elizabete Vieira, do CONASEMS, explica “selecionamos 5 cidades do Brasil, de regiões consideradas prioritárias, por meio de critérios como vulnerabilidade, população, condições socioeconômicas. E Corumbá foi escolhida devido as suas peculiaridades, como a fronteira e a população ribeirinha. Estamos aqui para fazer este momento de escuta e obervação, e pensar juntos politicas públicas para a região”.
“Vamos observar os desafios enfrentados para a efetividade das coberturas vacinais, as estratégias adotadas pelos gestores e seus profissionais, e as particularidades que demandam ações específicas de incentivo. Ao final vamos elaborar um relatório reflexivo para construção de ações e estratégias gerais para os municípios, além de programar reuniões no formato de oficinas de avaliação para compartilhamento dos resultados”, conta a representante do Ministério da Saúde, Michelle Flaviane Soares Pinto do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis - DPNI.
Participou da visita Jackson Freire Araújo, integrante do grupo de pesquisa do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON/UFMG).