A integridade é essencial para uma gestão pública transparente e responsável, que atenda às expectativas da sociedade. Com o objetivo de prevenir e combater irregularidades, garantindo o uso eficiente e eficaz dos recursos públicos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) instituiu o Programa de Integridade, focado em fiscalização e transparência.
O programa reúne um conjunto estruturado de ações e políticas institucionais para promover ética, transparência e responsabilidade nas atividades da SES. Coordenado pela Unidade Setorial de Controle Interno, sua implementação contou com a participação de todos os setores da Secretaria, incluindo a instauração de uma comissão de ética, a criação de um código de conduta e o estabelecimento de um departamento de Compliance.
Segundo Rodrigo Gonçalves Ribeiro, chefe da Unidade Setorial de Controle Interno, o programa reconhece e valoriza o papel de cada servidor nesse processo, reforçando que ética e transparência são pilares fundamentais para fortalecer a confiança entre a sociedade e a SES.
"Os princípios que norteiam a SES são pautados na excelência do atendimento, assegurando acesso equitativo aos serviços e uma gestão responsável. Esse conjunto de regras garantirá a correta alocação de recursos, com foco na prevenção, qualidade de vida e compromisso com a transparência, equidade e competência", destacou.
O Plano de Integridade aplica-se a todos os agentes públicos, dirigentes e servidores terceirizados vinculados à Secretaria e estará disponível no site oficial da SES. "O Programa de Integridade vai além de uma diretriz; é uma oportunidade de consolidar nossos valores, assegurando que todas as ações da SES sejam guiadas por honestidade e responsabilidade", afirmou Álvaro Cardoso de Ávila, chefe do Setor de Compliance.
Com essa iniciativa, a SES consolida-se como referência em integridade organizacional, alinhando suas decisões a práticas éticas, transparentes e responsáveis. A Secretaria reforça seu compromisso com uma cultura de compliance, assegurando uma gestão exemplar, sem tolerância a irregularidades e em conformidade com os princípios da legalidade, moralidade e transparência.