O Deputado Federal chama atenção para ações que priorizem o cuidado materno-infantil
O dia 1 de agosto é considerado, desde 1992, como Dia Mundial da Amamentação. O foco da data está na importância do leite materno como o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês. O ex-secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, médico obstetra e deputado federal Dr Geraldo Resende PSDB comentou a data e destacou ações desenvolvidas pelo governo do estado como o Projeto Bem nascer, fruto de sua gestão à frente da pasta da saúde.
“O aleitamento materno salva vidas e deve ser permanentemente incentivado, uma vez que o desmame precoce pode prejudicar a saúde dos bebês, amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar bebês” destaca Geraldo Resende.
O leite materno contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida, seguidos por uma amamentação continuada e complementada adequadamente até aos dois anos de idade como mínimo.
Enquanto Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende desenvolveu o programa ‘Bem Nascer MS’, que destinou cerca de R$ 14 milhões a saúde materna e infantil, durante o projeto cerca de 75 aparelhos de ultrassons foram entregues aos municípios de Mato Grosso do Sul, uma outra parte do investimento foi destinado para custeio dos Centros Especializados Materno-Infantil do Estado.