Média em Dourados está em aproximadamente 30 novos casos por dia - Crédito: Wender Carbonari/Dourados News/Arquivo
Números apresentados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (12) revelam que a média móvel de casos de coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul é de 742 pessoas infectadas, com base em dados dos sete dias transpassados. Neste mesmo período a média diária de vidas perdidas para doença foi de 13,9.
O indicador conhecido como média móvel reflete a situação da mortalidade de maneira equilibrada, conforme opinião dos epidemiologistas, já que aos sábados e domingos, por exemplo, os registros costumam ser mais baixos.
Em Dourados, como publicado no início desta semana pelo Dourados News, a média móvel apresentou pico entre em meados de junho, chegando a 91 confirmações por dia entre os dias 16 e 22 daquele mês. Na semana passada este mesmo indicador atingiu taxa de 30,8 em Dourados, considerando os números da primeira semana de agosto.
Nesta quarta-feira (12), Dourados somou mais 31 pessoas infectadas chegando ao universo de 4.666. Deste total, 413 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 37 pacientes hospitalizados em Dourados, 13 em enfermaria e 24 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Durante transmissão do boletim informativo em redes sociais do Estado, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, fez menção a ampliação de testes, falou sobre a celeridade para entrega de resultados e da estruturação de leitos em todas as macrorregiões como mecanismo para monitorar o comportamento do vírus.
“Estamos chegando ao nosso patamar máximo de construção de novos leitos porque agora vamos esbarrar no desafio de recursos humanos para o manuseio dos equipamentos, para tratar os pacientes internados nos leitos de UTI. Não se constrói esses profissionais do dia para a noite”, ponderou se referindo ao atendimento em saúde do Estado.
Conforme boletim epidemiológico que reúne dados alimentados pelos municípios e são consolidados no banco de dados oficiais da SES, nas últimas 24 horas foram confirmados 947 novos casos e 15 óbitos em decorrência do vírus. A taxa de letalidade que em julho era de 1,5% já está em 1,7%.