Vacinas da Janssen serão enviadas a Mato Grosso do Sul, data de chegada não foi divulgada — Foto: JN
Mato Grosso do Sul terá acesso a 38,4 mil doses da vacina Janssen, de acordo com a divisão feita pelo Ministério da Saúde. Nessa terça (8), o Conselho de Secretário Municipais de Saúde (Cosems) havia enviado um ofício ao Ministério pedindo 1,8 milhão de doses da vacina fabricada pela Johnson & Johnson, que seriam capaz de imunizar toda a população do estado.
O pedido do Cosems ganhou as redes sociais, com sul-mato-grossenses pedindo pela parcela ambiciosa. Porém, antes mesmo do Governo Federal ter visto o ofício, o Ministério da Saúde já havia feito a divisão de doses da Janssen aos estado brasileiro, contou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
"O Ministério da Saúde já tinha dividido o quantitativo de vacinas aos estados, só não tinham divulgado. Nós fizemos o apelo, mas infelizmente não foi atendido. Os outros municípios e estados iam ficar um pouco irritados se a quantidade fosse enviado somente para Mato Grosso do Sul", falou Resende.
De acordo com o secretário, as doses da Janssen serão utilizadas para continuar a imunização por faixa etária e os grupos prioritários. "Ainda não temos uma previsão de quando estas doses devem chegar", disse Resende.
“Infelizmente não será possível reverter essa decisão do Ministério da Saúde, apesar do esforço de todos. Vamos continuar imunizando a população com as doses que o ministério nos enviar. Pedimos para que a população continue seguindo as medidas restritivas para ajudar a conter o Coronavírus”, comentou o secretário.
As doses da vacina da Janssen serão distribuídas aos 79 municípios. A quantidade que cada município irá receber será definida, após confirmação do Ministério da Saúde, com todas as Secretarias Municipais de Saúde em reunião extraordinária da Comissão Inter gestores Bipartite (CIB) e publicado no Diário Oficial do Estado.