Mato Grosso do Sul bateu quinta-feira (20), a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19. Segundo informações do Vacinômetro, até o fim da manhã desta sexta-feira (21), 1.025.167 doses tinha sido aplicadas, desde o dia 18 de janeiro, quando o estado recebeu a primeira remessa de vacina e fez o ato simbólico de início da campanha. O Ministério da Saúde não informou sobre novas remessas.
Ainda conforme o sistema que quantifica a utilização da vacina, Mato Grosso do Sul já recebeu 1.199.010 doses e das mais de 1 milhão de pessoas que receberam a 'picadinha' no braço, 698.587 ainda estão na primeira dose e 326.580 já estão imunizadas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as doses são distribuídas aos 79 municípios assim que são recebidas. Cada um deles possui doses em estoque para continuidade da aplicação.
Já foram enviadas a Mato Grosso do Sul 24 remessas de vacina de três laboratórios diferentes: AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a marca de mais de 1 milhão de vacinados representa um fato histórico para Mato Grosso do Sul.
“Isto mostra que somos eficientes na logística de distribuição e aplicação de doses. Mostra o quão queremos atingir a nossa meta de vacinar a nossa população o mais rápido possível. Para nós, estivemos a frente, é um evento histórico. Acredito que estamos marchando com muita velocidade para vencer este enfrentamento à Covid-19”.
Resende espera que até setembro de 2021, o estado consiga atingir o percentual de 70% a 80% dos sul-mato-grossenses vacinados contra a Covid-19. Porém, o Ministério da Saúde ainda não informou sobre novas remessas.
“Este é o nosso desejo, mas precisamos lembrar que as vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde para que os estados e municípios possam avançar nos seus esquemas vacinais. Assim, dependemos da disponibilidade de doses enviadas por eles”.