Em release publicado no site da Secretaria Estadual de Saúde, o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, cobrou, na última sexta-feira (28), a efetivação de acordo cooperação técnica com o Município de Dourados e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que garantem a implantação de 10 novos leitos de UTI-Covid e 20 leitos clínicos no Hospital Universitário de Dourados.
Devido ao aumento sistemático dos casos, a população de Dourados vive a partir deste domingo sob regime de Lockdown, que seguirá até o dia 12 de junho. Poderão funcionar apenas serviços essenciais como supermercados, postos de combustíveis, açougues e hospitais.
Segundo o Resende a direção do HU/UFGD não aceitou receber os monitores multiparamétricos doados pela JBS, alegando preferência por equipamentos doados pela Suzano Celulose.
Os equipamentos necessários para a montagem desses leitos foram entregues à instituição no dia 17 de maio. Os aparelhos foram doados ao Estado, em parte pela empresa Suzano Celulose e em parte pela JBS “e poderiam perfeitamente ser utilizados na montagem dos 10 leitos de UTI pactuados com a Prefeitura de Dourados e a direção da Universidade Federal da Grande Dourados”, assinala o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.
A Secretaria de Saúde encaminhou na última sexta-feira (28) novos equipamentos para enfim dar prosseguimento a montagem destas UTI's que serão fundamentais para amenizar o desastre que acontece em Dourados.
O último boletim divulgado pela Prefeitura de Dourados registrava que 51 pessoas acometidas pela doença estão internadas na UTI, três com suspeita e uma que já não tem a doença, mas inspira outros cuidados. E o mais grave: outras 56 pessoas apresentam quadro grave e aguardam por uma vaga em UTI.