O prefeito Alan Guedes participou nesta sexta-feira (1), do lançamento oficial da campanha “Outubro Rosa”, da ACCGD (Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados). Celebrado anualmente, o evento acontece em todo país com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Fico muito honrado de receber o convite da Cida, presidente da Associação, sabemos o quanto essa campanha é importante, como a informação, prevenção e diagnóstico precoce podem salvar vidas”, pontuou o prefeito.
A presidente da ACCGD ressaltou os projetos e parceiros da Instituição. “Temos o Lions Clube com o ‘Amigos do Peito’, que nos apoiam com Sutiãs e próteses externas para doações. Também têm aquelas pessoas que nos ajudam como podem. Nós recebemos aqui de uma senhora, 106 kg de lacres, desses de latinhas, que foram transformados na compra de uma cadeira de rodas, além entrega dos uniformes para os colaboradores”, pontuou.
Na abertura teve ainda doação de cabelos para confecção de perucas para paciente em tratamento.
Outubro Rosa
Nesta sexta-feira, 1º de outubro, inicia-se mais um Outubro Rosa, campanha que chama a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No Brasil, esse é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer aponta que são 66 mil novos casos e 18 mil mortes por ano.
O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.