Em parceria com a CIL, pacientes surdos são atendidos na clínica odontológica da Unigran
A Central de Interpretação de Libras (CIL) é um serviço público dentro da Prefeitura Municipal de Dourados que tem como objetivo promover a comunicação entre surdos e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo acesso à informação e serviços. Nesta semana, em parceria com a Clínica de Odontologia Integrada da UNIGRAN, 10 pacientes surdos foram atendidos gratuitamente e tiveram uma intérprete de libras para poder garantir a acessibilidade.
Alexandra Pereira, Coordenadora da CIL e intérprete viu a necessidade de atendimento odontológico para muitas pessoas surdas que são acompanhadas pela Central de Interpretação de Libras e buscou os serviços da Clínica de Odontologia Integrada da Unigran, considerada uma das mais bem equipadas e modernas do país, onde os atendimentos são realizados gratuitamente pelos acadêmicos dos últimos períodos, em estágio supervisionado pelos professores.
Os 10 pacientes passaram por avaliação inicial na clínica de diagnóstico, realizaram de raio-x e logo após, foram encaminhados para o atendimento específico de cada caso. Segundo Alexandra “É uma parceria muito importante entre CIL e Unigran, que garante o acesso ao tratamento odontológico de qualidade à comunidade surda e possibilita que acadêmicos entendam e se adaptem desde já à diversidade humana”.
A coordenadora da Clínica Odontológica, Dra Letícia Figuerêdo Reis acompanhou toda a ação e disse que “ foi uma experiência única, tanto para os professores quanto para os alunos. Alguns acadêmicos saíram do atendimento pensando em cursar a matéria optativa de libras dentro da Unigran.” Além disso, ela destacou que também conheceram ferramentas que podem auxiliar na comunicação, como um aplicativo de celular que traduz mensagens para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).