Prefeito Alan Gudes diz que programa vai atender fila de pacientes que residem no município (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)
A Prefeitura de Dourados lançou, nesta segunda-feira (6), o Programa Municipal de Cirurgias Eletivas para tentar zerar fila com mais de 1.300 pacientes. Na última quinta-feira (2), o primeiro procedimento foi realizado e a expectativa é que sejam feitas, em média, 50 cirurgias mensais.
O prefeito Alan Guedes e o secretário de Saúde, Waldo Lucena, anunciaram o início do programa, acompanhados dos vereadores da base Marcelo Mourão, Daniel Júnior, Maurício Lemes e Cemar Arnal.
Protestos
O anúncio acontece em meio ao caos que se instalou na saúde nos últimos meses, com a falta de insumos, infraestrutura precária, falta de profissionais e o enfático caso da morte de um menino de apenas dois anos, na Unidade de Pronto Atendimento de Dourados.
No último sábado (04), amigos e familiares da criança protestaram em frente a UPA e alegam que a unidade não solicitou exames da criança durante o atendimento.
Caos
No dia 25 de janeiro de 2022, a 94FM publicou matéria sobre o minucioso relatório elaborado pela assessoria do então deputado estadual Marçal Filho a partir de visita in loco e entrevistas com funcionários do local que nos 22 primeiros dias daquele ano já havia atendido 11 mil pessoas.
O relatório mostra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas de Dourados à beira do colapso por estrutura inadequada, falta de pessoal e sobrecarga de serviço para profissionais cujos direitos trabalhistas são desrespeitados.