O Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado Gerson Claro (PP), manifestou-se nesta terça-feira (1º) descartando o retorno do recesso parlamentar para abrir imediatamente uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Ao invés disso, ele enfatizou a necessidade de convocar o presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul), Ricardo Ayache, para uma reunião prévia.
De forma enfática, Claro reforçou que a Assembleia não deve se tornar uma "Casa da politicagem". Ele afirmou que atenderá ao pedido para uma reunião com o presidente da Cassems na sala da presidência, permitindo que os deputados presentes possam fazer questionamentos pertinentes. O deputado enfatizou o compromisso em conduzir esse encontro o mais breve possível, agendando-o para a próxima quinta-feira (3), às 8h20, na presidência da Alems.
O motivo para essa abordagem cautelosa, segundo Claro, foi citado como exemplo a CPI da Energisa, realizada anteriormente na Casa. Ele lembrou que essa comissão não proporcionou as respostas esperadas à população e acabou envolta em controvérsias. O deputado argumentou que a questão envolvendo a Cassems merece ser tratada com respeito e responsabilidade, e por isso a reunião inicial com o presidente Ayache servirá para que todos os deputados possam esclarecer suas dúvidas. Somente após esse momento, o assunto será aberto para a participação da população, garantindo maior transparência e evitando precipitações que possam comprometer a efetividade da investigação.