A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza capacitação para profissionais de saúde para todos municípios do Estado sobre o teste do pezinho entre os dias 7 a 11 de junho. A ação faz parte da Campanha Junho Lilás, em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, que destaca a importância da realização deste exame do 3º ao 5º dia de vida do recém-nascido e que é comemorado no dia 6 de junho
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, faz um alerta sobre a importância de a família levar o recém-nascido para fazer o teste do pezinho nas Unidades de Saúde caso não tenha feito o exame no hospital ou maternidade após as 48 horas de vida do bebê.
“O teste do pezinho é uma ação preventiva que proporciona o diagnóstico de várias doenças congênitas ao recém-nascido quando realizada no período preconizado do 3º ao 5º dia de vida. Ele tem por objetivo diagnosticar e tratar precocemente doenças que podem causar deficiência intelectual, entre outros danos à saúde do bebê, se não forem tratadas desde os seus primeiros dias de vida, pontua”.
Assim, a capacitação destinada a profissionais de saúde das unidades de saúde e da rede hospitalar que estão de alguma forma envolvidos na Triagem Neonatal Biológica visa reforçar a importância de se falar sobre o Teste do Pezinho ainda durante as consultas do pré-Natal e após o nascimento do bebê, ainda que na maternidade ou hospital.
“É preciso que as gestantes conheçam e saibam sobre o quanto o Teste do Pezinho é importante para os seus bebês e também sobre as consequências quando não for realizado após as 48 horas e o 5º dia de vida do recém-nascido. Além da importância de a criança ter sido amamentada antes da coleta”, esclarece a responsável técnica da Triagem Neonatal no Estado de Mato Grosso do Sul, enfermeira Vera Regina Dalla Vechia Biolchi Oliveira.
A Triagem Neonatal Biológica ou Teste do Pezinho que é realizada pelo SUS detecta sete patologias: a Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística, Toxoplasmose Congênita, Hemoglobinopatias e Deficiência da Biotinidase. Esse diagnóstico possibilita o tratamento precoce e diminuição e/ou eliminação das sequelas que possam vir de cada uma dessas doenças.
A Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta aos municípios para a baixa cobertura do Teste do Pezinho entre 3° e o 5° dia de vida do recém-nascido, período preconizado pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Dados do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE) de Campo Grande, habilitado pelo Ministério da Saúde como serviço de referência em Triagem Neonatal no Estado, apontam que apenas 30% dos pais ou responsáveis levaram seus filhos para fazer o exame no período preconizado, índice bem abaixo do recomendado, cuja o ideal é que seja de 100%.
Como forma de conscientização, a Campanha Junho Lilás traz neste mês um texto sobre a importância de ser feita a coleta do 3º ao 5º dia dos recém-nascido nos hollerits dos servidores do Estado, bem como nos consórcios de água e energia. Importantes pontos turísticos de Campo Grande também estarão iluminados na cor lilás em alusão à campanha.
Capacitação
A capacitação inicia no dia 7 de junho, às 14 horas, pela plataforma do Telessaúde com o nome ‘Teste do Pezinho – Triagem Neonatal Biológica’. A abertura será realizada pela responsável técnica da Triagem Neonatal no Estado de Mato Grosso do Sul, enfermeira Vera Regina Dalla Vechia Biolchi Oliveira.
O evento online terá como palestrante a analista de laboratório, Marcela Zuza de Almeida; assistente social Priscilla Fernandes Fagundes; encarregado de TI Alexandre Benes Nunes de Souza. Todos do IPED/APAE.
Devem participar: coordenadores da Atenção Primária, responsável pela Triagem Neonatal Biológica dos municípios e dos Polos Base Indígenas, profissionais que realizam a coleta, ESF - enfermeiro, médicos e técnicos de enfermagem. Profissionais dos Hospitais e Maternidades assim como
profissionais dos Pontos de Atenção que venham a fazer a coleta nos períodos em que as Unidades Básicas de Saúde estiverem fechadas. Para participar clique no link: https://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.
Cronograma
07/06 – Ocorre a capacitação para profissionais das microrregiões de Ponta Porã e Naviraí.
08/06 – Ocorre a capacitação para profissionais das microrregiões de Dourados e Ponta Porã.
09/06 – Ocorre a capacitação para profissionais das microrregiões de Três Lagoas, Corumbá e Jardim.
10/06 – Ocorre a capacitação para profissionais das microrregiões de Nova Andradina, Coxim e Paranaíba.
11/06 – Ocorre a capacitação para profissionais da microrregião de Campo Grande.