Um vídeo que circula na internet com a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento de Dourados lotada de pacientes que se acomodam em pé na recepção, nos corredores e até mesmo nos espaços de atendimento médico, assustou quem assistiu. O material foi publicado pelo "Outro Lado de Dourados", no Instagram.
No entanto, quem precisa ou já precisou se dirigir a UPA diz que ver o local lotado com longos tempos de espera é comum. Pela precariedade da estrutura e pela falta de outras estruturas na cidade, os usuários ficam por um longo tempo aguardando a triagem e, por um tempo ainda maior, o atendimento médico.
Segundo dados apresentados pelo vereador Marcelo Mourão na sessão da última segunda-feira (07), de janeiro a dezembro de 2021, 73 mil usuários foram atendidos no local. A média mais alta foi nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro com atendimentos acima de 7 mil/ mês. Só em dezembro foram 11 mil atendimentos e com a estrutura atual totalmente deficitária.
Por meio de seus meios de comunicação oficiais, a Prefeitura Municipal de Dourados esclarece que a UPA caracteriza-se como um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária situado entre a Atenção Básica à Saúde e a Rede Hospitalar, que deve garantir acolhimento, primando pela atenção qualificada e resolutiva, de estabilização e, funcionará no sistema de atendimento no sistema de atendimento de livre demanda de forma contínua, 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos proporcionando um tratamento pertinente e referenciamento adequado dentro do Sistema Único de Saúde, por meio do acionamento dos mecanismos de regulação estabelecidos.