A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) investiga a morte de uma criança, de 3 anos, com suspeita de dengue grave. A vítima estava internada no Hospital Universitário (HU) e morreu na quarta-feira (29).
Desde o início do ano, 9.326 foram diagnosticadas com dengue no estado. Campo Grande lidera o ranking com 2.115 casos, seguido de Três Lagoas (1.149) e Bela Vista (483).
Se a ocorrência foi confirmada, essa será a nona morte causada por dengue, em Mato Grosso do Sul, neste ano. Outros 4 óbitos estão sob investigação da SES (Secretaria de Estado de Saúde), conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30).
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.