Em alusão ao Outubro Rosa, a UNIGRAN realizou durante todo o mês diversas ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Para fechar a campanha, o curso de Fisioterapia, por meio da disciplina de ‘Fisioterapia na Saúde da Mulher’, realizou uma Noite Cultural, para um momento de descontração.
Orientados pela professora Simone de Souza Elias Nihues, os acadêmicos realizaram atividades como atendimentos a pacientes de Radioterapia e Quimioterapia, também arrecadaram alimentos e doação de cabelos para a confecção de perucas. Para Simone, estas ações são de grande valor para a conscientização da população, mas também para trazer conforto e carinho às pacientes com câncer de mama.
“A importância das ações Outubro Rosa é justamente chamar a atenção das mulheres para que possam se cuidar e fazer os exames rotineiros. Esse mês é para que elas possam voltar a atenção para o autocuidado, em especial para a sua saúde. E também nós promovemos ações em prol de pacientes em tratamento oncológico e aproveitamos para divulgar o ‘Projeto Amor’, que há quatro anos oferece assistência a mulheres em tratamento oncológico”, apontou a professora.
Simone Nihues afirmou que as ações têm trazido diversos resultados. Além de promover a saúde, o Centro Universitário estimula as pacientes a praticarem o autocuidado, ressaltando a importância de olhar para si. “Buscamos ajudar de uma forma com responsabilidade social, com a doação dos alimentos, dos cabelos para confecção de peruca, mostrar a importância da doação, porque temos um público que precisa dessas doações e nós estimulamos os alunos e a população a olhar também para esse público com carinho”, comentou.
A professora revelou que, há 12 anos, durante a disciplina de ‘Fisioterapia na Saúde da Mulher’, a UNIGRAN promove o Outubro Rosa e isso tem sido de grande importância para o município. “Algumas mulheres descobriram o câncer a partir dessas ações que nós fazemos, através da distribuição de panfletos, orientações, palestras da comunidade. Então, algumas mulheres descobriram o câncer de mama a partir dessas ações e outras a partir dessa ação também passaram a ver a importância de realizar o autoexame e também os exames rotineiros”, ressaltou.
Noite Cultural
As ações do Outubro Rosa foram encerradas com uma Noite Cultural, em que pacientes e toda a comunidade puderam ter um momento de descontração. Foram realizadas apresentações de Balé, do Centro de Tradições Gaúchas – CTG, dupla sertaneja e grupo de forró.