Na última sessão ordinária realizada no dia 05 de agosto, foi aprovado, por unanimidade, o Programa Municipal de Microcrédito Popular. O vereador Tiago Vargas votou a favor nessa emenda que prevê a reserva de recurso para negros, indígenas, pardos, mulheres de violência, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
“Votei sim para este novo microcrédito que vem a fortalecer o pequeno comerciante empreendedor. Temos que valorizar a economia, a geração de emprego e renda da nossa cidade. Precisamos fomentar o empreendedorismo para retomarmos a nossa economia”, afirma o vereador.
O programa municipal foi desenhado e discutido por um grupo de trabalho técnico desde janeiro deste ano. O microcrédito é considerado um empréstimo de caráter social, orientado e inclusivo, com o intuito de promover o financiamento de atividades produtivas com taxas de juros reduzidas.
Com a pandemia da COVID-19, a economia mundial ficou abalada e, em Campo Grande, não foi diferente. “Esta é uma fase de recuperação econômica e o empreendedorismo vem para dar um passo largo no desenvolvimento da capital. Esse programa mudará a história da nossa cidade tanto no âmbito econômico como no social”, declara.
A proposta visa financiar e investir em microempreendimentos, cooperativas, formas associativas de produção ou de trabalho, micro e pequenas empresas, priorizando aquelas criadas por meio do Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda (Pronager) em áreas de pobreza na Capital.
“A título de informação, em abril, protocolei o Projeto de Lei que viabiliza a criação do Programa de Crédito Popular, porém, em um âmbito ainda maior do Executivo, tivemos a oportunidade de votar a favor do comércio e da nossa economia. Vamos expandir e melhorar o acesso aos serviços financeiros de microcrédito para o desenvolvimento de atividades econômicas”, conclui.