Os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em 2022 tomam posse nesta quarta-feira (1º) no Congresso Nacional. Entre eles oito deputados federais e uma senadora de Mato Grosso do Sul
Como representantes do Estado serão empossados os deputados Luiz Ovando (PP), Rodolfo Nogueira (PL), Marcos Pollon (PL), Camila Jara (PT), Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB) e Beto Pereira (PSDB). Além da senadora Tereza Cristina (PP).
Veja o passo a passo da votação no Senado:
Veja como será o dia dos deputados:
Os 513 deputados federais diplomados serão empossados em seus mandatos nesta primeira sessão preparatória.
Segundo o regimento da Casa, a sessão é presidida pelo último presidente da Câmara, caso ele tenha sido reeleito. Ou seja, o próprio Arthur Lira (PP-AL) comandará a sessão.
Os partidos têm até às 13h do dia 1º de fevereiro para comunicar à Mesa a formação de blocos.
O tamanho das bancadas é levado em conta para a distribuição das vagas na Mesa Diretora, responsável pela condução dos trabalhos legislativos e a administração da Casa, e também para a distribuição das presidências das comissões.
Formados os blocos, haverá uma reunião de líderes para a definição de qual cargo cada partido concorrerá na Mesa. Segundo o regimento, a composição da Mesa deve respeitar a representação proporcional de blocos e partidos.
Os candidatos devem registrar suas candidaturas até as 15h30 do dia 1º de fevereiro. Em seguida, haverá um sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica.