A presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, esteve presente no “Arraiá Cidade Educadora”, uma mobilização realizada pelo SIMTED de Dourados e o Comitê Popular municipal, no Parque do Lago. “Quero parabenizar o Simted de Dourados, o Comitê de Defesa Popular e todas as entidades envolvidas na mobilização da maniFESTAção, uma junção de luta, resistência, cultura e festa, uma maneira diferenciada de conscientizar a sociedade sobre os desmandos ocorridos na Educação em todas as esferas - municipal, estadual e nacional. Que possamos nos manter firmes e fortes, para que num tempo não muito longínquo, tenhamos a democracia restabelecida em nosso país, bem como os investimentos necessários para a educação”, destacou a presidenta da FETEMS.
O presidente do SIMTED Dourados, Thiago Coelho Silva, ressalta a importância do evento “tendo em vista o descaso do atual Governo Municipal de Dourados em não atender a categoria de trabalhadores(as) em educação em seus direitos básicos de valorização, percorrendo o ano de 2022 abaixo do Piso Nacional do Magistério, causando assim, imensos prejuízos a toda comunidade escolar”.
O presidente falou ainda da ausência de uma carreira própria para o trabalhador da educação do grupo administrativo educacional, somando-se ainda “as condições de trabalho que são impostas nas unidades escolares, levando os trabalhadores(as) a se desdobrarem com a falta de material adequado, unidades com infraestrutura inadequada e unidades abandonadas sem seu término, causando imensos prejuízos à toda a sociedade.”
Diante disso, as entidades de classe da cidade de Dourados, em torno do Comitê Regional de Defesa Popular, manifestaram sua indignação com o descaso com a educação municipal e fazendo eco às todas as questões que envolvem a educação brasileira em Ato Pela Educação, o "Arraiá da reflexão pela cidade educadora". Houve ainda caminhada pelas imediações do parque, seguindo o trio elétrico com falas dos presentes e apresentações musicais com a temática junina.