Natural de Dourados, Luís Roberto Martins de Araújo ou apenas “Beto Araujo” é um personagem importante para história do segundo maior município de Mato Grosso do Sul e para todo o estado. Douradense, esposo, pai, avô e um grande advogado, bem avaliado entre os pares. Beto acumula uma vasta experiência enquanto gestor público, tanto na esfera municipal quanto estadual, durante os governos do ex-prefeito de Dourados e atual vice-governador, Murilo Zauith.
Quem conhece Dourados e vive na cidade há pelo menos 10 anos, sabe que o personagem mais importante do desenvolvimento urbano do município foi Murilo Zauith e agora, também precisa saber que ao lado do vice-governador, outro nome exerceu grande importância: Beto Araújo, ou “Beto” como dizem a maioria das pessoas próximas, inclusive Murilo.
Beto foi Secretário de Serviços Urbanos e Secretário de Planejamento em Dourados e ao lado de Zauith pilotou a execução e entrega de conjuntos habitacionais, Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM’S), obras de infraestrutura urbana como drenagem e malha asfáltica, cabe destacar o asfalto do Canaã II em Dourados, aguardado pelos moradores por mais de 20 anos, uma entrega carimbada por Beto e Murilo.
Beto foi presidente da Agesul (a Agência estadual de Gestão de Empreendimentos) durante o período em que o vice-governador Murilo Zauith (União Brasil) comandou a Seinfra (Secretaria estadual de Infraestrutura) e também ficou à frente da Seinfra durante o afastamento de Zauith, em virtude da Covid-19. Sua capacidade sempre foi pontuada por Zauith que por sua vez, contou com a lealdade de Beto mesmo quando esteve ausente por motivos de saúde. Na Agesul e na Seinfra, a atuação de Beto foi destacada, uma vez que projetos e entregas se acumularam de forma positiva desde o começo da gestão, ombreada com Murilo, somando um legado em malha asfáltica, infraestrutura e consequentemente, desenvolvimento social.
Um dos projetos estruturais desenvolvidos por Murilo e Beto no âmbito do governo estadual foi o “Mais Pontes”, considerado o maior programa de construção de pontes da história de Mato Grosso do Sul. Paranhos, Nioaque, Jardim, Rio Verde de Mato Grosso, Bela Vista, Dourados, Costa Rica, Aral Moreira, Anastácio, Rio Brilhante, Tacuru, Amambai, Caarapó, Maracaju, Japorã, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Tacuru, Porto Murtinho, Amambai, Deodápolis, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Jateí, Juti, Naviraí, Dois Irmãos Do Buriti, Eldorado, Ivinhema, Camapuã, Cassilândia, Coxim, Paranaíba, Ponta Porã, Aquidauana, Bandeirantes, Gloria De Dourados, Rio Negro, Corumbá, Agua Clara, Bodoquena, Paraíso Das Aguas, Batayporã, Pedro Gomes, Corguinho, Campo Grande, e Laguna Carapã foram os municipios contemplados.
Desde que os bastidores da política douradense começaram a falar do nome do Advogado e empresário, muitos tem mostrado ânimo na possível empreitada política de Beto, isso porque, além de ser um nome bem avaliado por Murilo Zauith, Beto já coleciona experiência e pode ser um novo nome para as eleições 2022, com currículo cheio de obras entregues, simpatia e humildade. Filiado ao União Brasil de Mato Grosso do Sul, Beto será um apoiador do projeto de Rose Modesto, deputada federal e pré-candidata ao Governo de Mato Grosso do Sul.
“Um nome que sabe muito bem a importância de entender as especificidades da política municipal, política estadual e política federal” foi assim que definiu brevemente o vice-governador Murilo Zauith, ao falar de Beto para a Folha de Dourados. A convenção do União Brasil acontecerá no dia 22 de Julho e até lá, muitos palpites arriscam que o nome de Beto Araújo pode ser uma das melhores novidades da corrida eleitoral de 2022.