O controlador-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, será um dos palestrantes da “2ª Etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)” realizada na próxima quarta-feira (15), das 10h às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal de vídeos, do Tribunal de Contas da União (TCU).
O evento tem o objetivo de enfatizar a importância da gestão da ética e da integridade para a efetiva prevenção à corrupção, destacando pontos como conscientização do tema organização; código e comissão de ética; conflito de interesses; recebimento de presentes; participação em eventos; controle de variação patrimonial; e estruturas organizacionais dedicadas a atividades de controle interno.
A temática da segunda capacitação do ano trata sobre “A gestão da ética e da integridade” e está voltada para o público-alvo, que consiste nos gestores federais, estaduais e municipais participantes do PNPC e demais interessados. Estão disponíveis mil vagas e para participar, gratuitamente, é necessário fazer a inscrição neste link.
Carlos Girão revela que sua fala abrangerá o eixo Prevenção, um dos cinco que aborda o documento Referencial de Combate à Fraude e Corrupção produzido pelo TCU. Além disso, o trabalho inclui os eixos Detecção, Investigação, Correção e Monitoramento. O propósito do Referencial foi compilar o conhecimento prático que vem sendo aplicado por organizações públicas e privadas, dentro e fora do Brasil, no combate à fraude e corrupção e disseminá-lo aos gestores públicos de todas as esferas de Governo.
O gestor da pasta da CGE-MS, pretende contextualizar sua apresentação citando os avanços de Mato Grosso do Sul devido à criação do Programa MS de Integridade (PMSI).
O evento tem a parceria do Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades) e da Rede de Controle da Gestão Pública. Durante as palestras será divulgado o lançamento do curso “Mecanismo da prevenção: Conhecendo a gestão da ética e da integridade”.
Confira a Programação
10h às 10h05
Boas-vindas do mediador aos participantes, o coordenador do GT PNPC na Secretaria Executiva da Rede Nacional de Controle Mário Bertuol
10h05 às 10h15
Fala de abertura do Coordenador-geral de Articulação Institucional do DRCI, Edson Garutti.
10h15 às 10h45
Palestra do Controlador-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda
10h40 às 11h00
Interação do mediador com o palestrante
11h00 às 11h30
Palestra do Presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno (Conaci), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda
11h30 às 11h55
Talk Show do mediador com os participantes abordando os temas tratados nas palestras e com perguntas do público
11h55 às 12h00
Avisos sobre o PNPC e encerramento do evento pelo mediador