Recém-empossada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a deputada estadual Gleice Jane (PT) é a entrevistada do programa Direto ao Assunto, da Rádio ALEMS. Gleice Jane conta toda sua trajetória política, desde os movimentos estudantis até a posse no parlamento estadual, após assumir a vaga deixada por Amarildo Cruz, que faleceu no dia 17 de março (saiba mais clicando aqui).
“Nós começamos esse projeto ainda na faculdade, das mulheres estarem e ocuparem esses espaços de Poder. Em meados de 2003, começamos a participar do movimento feminista nacional e trouxemos essas pautas para discussão dentro das universidades. Naquele período, não era comum se autointitular feminista e nem bem visto por muitas mulheres. Hoje, a maioria já conhece e sabe e entende de nossas lutas”, contou.
Na entrevista, Gleice explica que ter um mandato feminista é pela defesa de uma melhora da sociedade para todos. “Quando a gente luta pelo direito das mulheres, lutamos pelo direto dos homens também. Queremos um posto de saúde melhor, queremos mais vagas em creches, mais emprego, ou seja, toda a sociedade se beneficia”, declarou a parlamentar.
A deputada falou também do momento pelo qual está passando ao enfrentar a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central e por consequência a musculatura e de como ira conciliar seu tratamento com o mandato. “Tem sido mais um desafio que eu vou ter que enfrentar, fazendo fisioterapia, tratamento intenso, por meses de recuperação e de exercício de paciência, mas eu estou muito confiante que logo poderei exercer a política da maneira intensa como gosto”, declarou ao acrescentar que a possibilidade das sessões online ajudarão nesse processo.
Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui.