Os vereadores de Bela Vista votaram a favor do arquivamento do pedido de cassação do mandato do prefeito Reinaldo Miranda Benites, conhecido como Piti (PSDB). A votação ocorreu na manhã desta quinta-feira (10).
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Johnys Hemory Denis Basso (União Brasil), foram nove votos favoráveis ao arquivamento e apenas um voto contrário. No final de maio de 2023, a Câmara havia criado uma comissão processante para investigar o prefeito.
Na ocasião, com seis votos a favor e quatro contra, a Câmara de Bela Vista decidiu abrir a CPI após o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) denunciar o prefeito por suposto envolvimento em um esquema de pagamento de propinas.
Ação do MPMS motivou a denúncia à Câmara
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul denunciou o prefeito por suposto envolvimento em um esquema de pagamento de propinas. Além disso, o Ministério investiga o prefeito e outras quatro pessoas por direcionamento e fraude em licitações. Essas ações são resultado da Operação Linha Marcada, realizada entre 2018 e 2019.
Assim, o pedido de investigação e cassação do mandato de Piti foi encaminhado à Câmara com base na operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), juntamente com três ações civis públicas na 1ª Vara da comarca. O denunciante destaca que o pedido de investigação será lido após a entrega.