Na tarde desta segunda-feira (27) os Policiais Penais que concluíram o 4º Curso de Intervenção Prisional e Escolta (CIPE) foram homenageados na Câmara Municipal de Dourados por indicação do vereador Olavo Sul (MDB).
Os policiais penais Vanderley Rufino de Souza Junior, José Renato Nunes Vilalba e Leonardo Silva Sotolani, foram honrados com uma Moção Legislativa. Na mensagem do documento o vereador frisou a determinação dos homenageados em terminar o curso.
" A homenagem que recebemos hoje do vereador Olavo sul, nos enche de gratidão e orgulho e mostra que estamos no caminho certo, contribuindo como uma polícia instruída, preparada e disponível à sociedade de Dourados para atende- los sempre com excelência e profissionalismo", disse José Vilalba.
Com instruções voltadas à segurança e controle das unidades penais de Mato Grosso do Sul, o curso foi ministrado sob coordenação da Escola Penitenciária (Espen) e instrutores que compõem o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), e teve o apoio do Exército Brasileiro, que cedeu as instalações do 20º Regimento de Cavalaria Blindada (20º RCB), em Campo Grande, para a realização das aulas.
"O curso CIPE é hoje na Agepen a maior conquista para o policial operacional em termos de conhecimento técnico. Foram 22 dias em internato com instruções nos três períodos que testaram nossa resistência física e mental, isto pra mim é um motivo de orgulho e superação. O apoio de nossa família e a confiança nos instrutores e no que era passado garantiu o sucesso neste curso.",
O CIPE aconteceu em regime de internato, com carga horária total de 270 horas/aula, envolvendo atividades teóricas e práticas, com disciplinas como: intervenção tática prisional; gerenciamento de crises; atendimento pré-hospitalar tático; armamento e tiro; técnicas e tecnologias não letais; vigilância de muralhas; escolta armada; segurança administrativa, entre outras.