A Polícia Federal (PF) deu início, na manhã desta terça-feira (19), à Operação Arco Sul, visando desarticular uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com atuação em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
No total, 110 agentes da PF, com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Ribeirão Preto e de 32 policiais militares, cumprem 24 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Ribeirão Preto. O prazo inicial das prisões é de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
As investigações, iniciadas em 2024, já resultaram em 13 flagrantes, 18 prisões e na apreensão de mais de 900 quilos de cocaína e 1,1 tonelada de maconha.
A operação atual tem como objetivo desmantelar definitivamente a rede, apontada como responsável pelo transporte de grandes cargas de entorpecentes entre os três estados e pela lavagem do dinheiro obtido com o crime por meio de empresas de fachada e transações financeiras simuladas.