Sob orientação da Secretaria Nacional de Políticas Penais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário realizou nesta segunda-feira (16/10) a Operação MUTE, desencadeada em todos os estados brasileiros, com o objetivo de diminuir os índices de crimes violentos no País.
Em Mato Grosso do Sul, ao todo, 156 celulares foram apreendidos em sete diferentes presídios. Os trabalhos foram coordenados pela Gerência de Inteligência e Diretoria de Operações da Agepen nos Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas e estabelecimentos penais masculinos de Corumbá, Paranaíba e Rio Brilhante.
A operação teve início às 7h30 e envolveu policiais penais dos presídios, COPE (Comando de Operações Penitenciárias) e GISP (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário), além do apoio da CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo) da Sejusp, com sobrevoo de estabelecimentos penais da capital.
A Operação recebeu esse nome do inglês MUTE, que na tradução para o Português significa mudo, em referência em silenciar a comunicação externa dos internos.