Uma ação rápida e precisa de policiais penais na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), no combate contra o crime organizado, resultou na prisão de dois homens que ousaram desafiar a segurança do sistema prisional ao pilotar um drone para arremessar ilícitos dentro da unidade. O fato ocorreu na manhã dessa quarta-feira (3.4).
Por volta das 11h15, os policiais penais identificaram um drone sobrevoando a PED, transportando um malote de materiais proibidos. Agindo com eficiência, foi acionada a equipe de pronto-emprego, a qual realizou uma operação de cerco que culminou na captura dos infratores em uma zona próxima ao local.
O destaque da operação foi a apreensão do sofisticado drone DJJ Inspire 3 Plus, cujo valor aproximado é estimado em impressionantes R$ 120 mil, segundo levantamento realizado pela direção da penitenciária.
Os dois envolvidos foram detidos e encaminhados à delegacia, onde foram indiciados pelo crime de favorecimento real, que consiste em promover, intermediar ou facilitar a entrada de ilícitos em ambiente carcerário. Além disso, responderão pelo delito de direção não licenciada de aeronave não tripulada, uma contravenção penal.
Para o diretor da PED, Rangel Schveiger, a ação eficaz dos policiais penais demonstra o compromisso das autoridades em combater qualquer tentativa de violação do espaço aéreo e da segurança perimetral nos presídios, garantindo a ordem e a segurança do sistema prisional, bem como da proteção da sociedade.