O home office foi a saída encontrada por muitas empresas para manter as atividades em meio à pandemia de Covid-19, enquanto preservam a saúde de seus trabalhadores. Mas a modalidade vem gerando discussões na internet: longe de ser uma unanimidade, o trabalho em casa também gera reclamações e angústias entre os brasileiros.
Uma pesquisa feita pela plataforma de monitoramento digital Torabit mapeou os assuntos mais comentados com o tema home office nas principais redes sociais, além de sites e portais. Foram cerca de 635 mil menções analisadas entre maio e setembro, que apontaram que, entre os assuntos comentados, estão internet, roupas, cadeiras e atividades domésticas.
Sem surpresa, no entanto, piadas foram os assuntos mais mencionados, com 28,5% do total.
Na sequência, aparecem:
A maioria das postagens reúne piadas ou compartilhamento de notícias a respeito do assunto, sendo que 52% são de conteúdo neutro. Outros 27% são de conteúdo positivo e defendem a ideia de continuação do trabalho remoto, com elogios ou defesa da prática, enquanto 21% são negativos, com reclamações, principalmente relacionadas a trabalho doméstico, carga horária e qualidade de conexão.
Os temas que geraram maior percentual de menções positivas foram vagas de emprego (80%), vestuário (75%) e legislação (50%). Já os que produziram mais críticas foram trabalho doméstico (67%), internet (62%), saúde (60%) e carga horária (59%).
Os estados com mais posts sobre o assunto foram São Paulo (28%), Rio de Janeiro (18%), Minas Gerais (8%), Paraná (6%) e Rio Grande do Sul (5%).
A maior parte das menções foi feita por mulheres, com quase 56% do total de posts.