O Android 11 é o novo sistema operacional do Google. O software, lançado oficialmente na última terça-feira (8), está disponível por enquanto para celulares Google Pixel e os modelos Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro. A atualização traz funcionalidades que facilitam gerenciar conversas de diferentes apps no menu de notificações, além de novas opções de configuração de privacidade.
A nova versão, popularmente conhecida como Android 11R, chega ainda com funções nativas esperadas por usuários como, por exemplo, a gravação de tela do celular. Confira, na lista a seguir, dez recursos inéditos do Android 11.
A versão mais recente do Android permite agrupar conversas em balões flutuantes, de maneira similar ao Messenger do Facebook. Dessa forma, chats em apps de mensagens como o WhatsApp e o Telegram poderão ser acessados por meio de balões. Assim, não será necessário sair de uma página de pesquisa do Chrome ou de outro app para responder amigos e familiares, por exemplo.
Com a atualização do Android 11, o sistema ganha um recurso nativo aguardado pelos usuários: a gravação de tela. A nova função não requer download de aplicativos extras para funcionar e permite gravar a tela do celular capturando sons: do microfone, para áudio externo, ou do próprio áudio do smartphone.
O Android 11 também chega com mais emojis em sua plataforma: são 117 carinhas inéditas. Dentre os novos emojis estão uma carinha com uma lágrima e sorriso no rosto, duas pessoas se abraçando, um homem usando um véu e uma mulher de smoking, e uma pessoa alimentando um bebê. Também foram adicionados novos insetos, legumes e frutas, incluindo uma barata, minhoca, besouro, pimentão, azeitonas e mirtilo, além de novos objetos.
O Android atual traz outra função relevante em termos de privacidade de dados, dando maior autonomia aos usuários. A partir de agora, o sistema possibilita permissões únicas, ou seja, você pode deixar que o app use microfone, câmera e GPS do celular apenas uma vez. Quando for utilizar esses recursos novamente, o Android revoga as permissões, de forma que o aplicativo deverá pedir o acesso novamente.
Outra novidade é o auto-reset nas permissões de aplicativos pouco utilizados. Quando o Android notar que determinado aplicativo não é mais usado por algum tempo, ele pode redefinir as permissões usadas pelo app, conferindo maior proteção aos dados dos usuários.
O Android Auto não precisará mais de fios para funcionar. O recurso, que permite acessar os aplicativos do smartphone no visor do carro, não vai mais necessitar de conexão de cabos. Com o Android Auto, usuários podem receber ajuda da Google Assistente e controlar funções do celular por meio de comandos de voz — é possível colocar uma música para tocar no Spotify ou receber instruções de rotas pelo Waze, por exemplo.
O Google segue aprimorando o modo escuro no Android, função que faz sucesso por tornar a tela do celular preta. A versão atual chega permitindo maior customização do smartphone com o tema escuro. A nova ferramenta permite associar temas claros e escuros aos horários em que o sol nasce ou se põe ou, ainda, possibilita a personalização dos temas, definindo a ativação do modo claro ou escuro para momentos específicos do dia.
O Android 11 também promete rapidez e agilidade para gerenciar dispositivos de mídia. No player disponível na tela de bloqueio, o usuário poderá selecionar qual aparelho conectado ao celular vai reproduzir a canção, facilitando a troca de áudio de fones de ouvido para outros gadgets, como caixinhas de som, por exemplo.
A atualização do Android 11 também vai permitir maior personalização na hora de compartilhar arquivos ou enviar mensagens entre apps. Com o novo sistema, será possível escolher os aplicativos exibidos na aba de compartilhamento, para que o usuário não perca tempo na hora de enviar algum conteúdo. Assim, se você costuma usar o Gmail para partilhar links, por exemplo, poderá fixar o ícone do app em primeiro lugar na aba em questão.
Com o Android 11 vai ficar mais fácil de controlar os dispositivos inteligentes em casa. Apertando e pressionando o botão de desligar, a atualização acessa um menu com os aparelhos conectados e permite desligar as luzes de cômodos, trancar portas, modificar a temperatura do ambiente e controlar o aspirador de pó. A atualização reúne diversos itens smart em apenas uma área para controle, sem precisar utilizar outros apps, por exemplo.
Os easter eggs, uma espécie de surpresa oculta em filmes, séries e jogos, são bons conhecidos do sistema operacional do Google. As charadas ou surpresinhas são escondidas em todas as versões do Android, desde o 2.3. Para encontrá-las, são necessários alguns passos, como acessar as configurações do dispositivo, ir até a seção sobre o celular e atribuir alguns toques contínuos sobre a tela com a versão do Android para que algo misterioso apareça no smartphone.
Essas charadas costumam ser interativas, como a do Android 4.1, por exemplo, que permitia brincar com as balinhas Jelly Bean do sistema operacional. Ou, ainda, no Android 5.0 e 6.0 que trouxeram um jogo similar ao Flappy Bird, que ficou extremamente popular no ano de lançamento das versões do sistema operacional.
No Android 11 não seria diferente. O easter egg desta vez lembra o da versão 7.0 do sistema operacional, com um jogo para encontrar gatinhos no celular. A charada permite encontrar novos gatinhos perdidos pelo celular, interagir com eles e renomeá-los.